A gestalt-terapia e a abordagem centrada na pessoa são enfoques fenomenológicos? O autor cita Yalom (1980), na verdade um dos nomes mais evidentes na tradição nas últimas três décadas, e Deurzen-Smith (1997), fundadora da Society for Existential Analysis em Londres. A relação entre o método fenomenológico proposto por Husserl e o existencialismo é polêmica. Sobre os fundamentos históricos e conceptuais da psicologia existencial: acerca das contribuições de Kierkegaard. Fenomenologia das motivações do adolescente em conflito com a lei. São Paulo: Martins Fontes. O estudo contrasta descrições do processo terapêutico existencial entre 1958 e 2007. Relación dialéctica. A primeira sugere que a variabilidade de técnicas entre terapeutas existenciais converge quanto à prevalência da compreensão na determinação do uso da técnica, e não ao contrário. O que restava então? A gestalt-terapia e a abordagem centrada na pessoa são enfoques fenomenológicos? São Paulo: Perspectiva. ), Dryden's handbook of individual therapy (pp. The inter-experiential field: Perceptions and metaperceptions in person-centered and experiential psychotherapy. Elementary phenomena. Nesse sentido, a visão técnica de outra pessoa pode ser a forma terapêutica mais utilizada para a redução de ansiedade. A resistência olha a resistência. Practising existential psychotherapy: The relational world. Daí as perguntas, como se tornar cristão ou como exercitar a fé. Pesquisas qualitativas, como a história de vida e a grounded theory, ajudaram a desestigmatizar o campo de investigações. Lima, A. Cultura de la Pobreza y Corona Virus - Análisis - Alexander Núñez Marzán 100555100; . Esboços de psicanálise (J. Salomão, Trad.). As diferenças nessa passagem são inúmeras, mas representam, em síntese, uma modificação de lógica na composição do argumento filosófico e, principalmente, de revisão ontológica na concepção de natureza humana. A clínica fenomenológica vai nascer nas cercanias desses dois grandes fundamentos, a relação e a reeducação, com forte influência psicanalítica. Luborsky, E. B., O'Reilly-Landry, M., & Arlow, J. The effectiveness of humanistic therapies: A meta-analysis. Jost, M. C. (2010). (2004). No entanto, a questão está sendo tratada com atenção e espera-se que esse esforço venha a ser reconhecido na área (Elliott, 2002). O método fenomenológico na psicologia. Schneider e Krug (2010) avaliam que os estudos sobre efetividade terapêutica passaram por mudanças importantes nos últimos anos, como por exemplo a valorização de fatores contextuais, antes não incluídos, na definição dos critérios de efetividade. A epoché é também importante para a descoberta de soluções inesperadas. Em contraste, técnicas cognitivo-comportamentais são reconhecidas como úteis no auxílio à organização da vida diária dos pacientes e a modos de lidar com depressão. Desse modo, o retorno à experiência é pré-reflexivo e tensional, dissolvendo a dicotomia sujeito-objeto, não para desfazê-la, mas para reconstruí-la. Lima, B. F. (2008). Em D. J. Cain & J. Seeman (Eds. A confrontação entre duas pessoas pode ser profundamente criadora de ansiedade. Mas o esquecimento do histórico na interpretação dos fenômenos da educação, sua omissão do estudo da ideologia, dos conflitos sociais de classes, da estrutura econômica, das mudanças fundamentais, sua exaltação da consciência etc. Em R. S. Valle & S. Halling (Orgs.). The historical interpretation indicates that the phenomenological method is losing focus and the existential analysis is moving towards a more integrated psychotherapeutic approach. A presente exposição aborda: (1) a filosofia do conceito de existência, definida como cuidado de si, e de método fenomenológico, definido como estudo da consciência; (2) as polêmicas transformações sofridas pelo método fenomenológico para a análise da existência; e (3) a extensão da análise da existência para a psicoterapia como clínica fenomenológica. Uma obra muito referida no Brasil é Existential-Phenomenological Perspectives in Psychology, organizada por Valle e Halling (1989). O sentido-que-faz-sentido: uma pesquisa fenomenológica no processo terapêutico. clínica; fenomenologia; existência; método; história da psicologia. CEP 90035-003. Bauru: EDUSC. (Teología) d) Descartes: la verdad (Axiología) e) Karl Marx: la libertad de todos los seres humanos (Filosofía política) f) Martín Heidegger: la felicidad del individuo (Ontología) 4.Hipótesis: Después de haber leído y revisado a todos estos autores pienso, junto con Platón y Heidegger . A diferença entre os dois níveis significa apenas a orientação retrospectiva ou prospectiva da fluidez de experiência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 5, 123-135. Conforme Silva Neto, Azzi destaca uma importante distinção entre a Analítica Existencial, entendida como "classificação filosófico-fenomenológica da estrutura a priori transcendental do Dasein" (p. 69), e a Análise Existencial, que significa a análise empírico-fenomenológica dos modos e formas concretas do Dasein. Revista da Abordagem Gestáltica, 13, 75-95. É uma teoria que merece maiores considerações e estudo. Endereço para correspondência: Instituto de Psicologia, UFRGS. Sendo assim, iremos fazer uma espécie de resgate da obra de Habermas para que possamos entender em que tipo de solo filosófico ele se apoia para visualizarmos, posteriormente, as suas críticas ao plano hermenêutico de Gadamer. São Paulo: E.P.U. Estudos sobre a histeria. Freud, S. (1998). Rua Ramiro Barcelos, 2600/123. En este sentido, se presenta con detalle el método fenomenológico hermenéutico. Gauer, G., & Gomes, W. (2008). Moreira, V. (2009). 2 de 4 poema didáctico de Parménides y, sobre todo, en la Ética more geometrico, de Spinoza, y la Monadología, de Leibniz.Conocemos también el método fenomeno-lógico de Husserl, el método hermenéutico y méutico de Sócrates, el método intui- tivo de Henri Bergson, el método especulativo-místico -el último período de Schelling: Las Edades del Mundo y la Filosofía de la . Rigotto, S. D., & Gomes, W. B. Palavras-chave: clínica; fenomenologia; existência; método; história da psicologia. LOGRO: Explica el método mayéutico y dialéctico de la filosofía. Dessa vez, um estudo de caso coletivo com cinco terapeutas busca acessar, por meio de grupos de supervisão, os conjuntos de perguntas que configuram a experiência do terapeuta na reflexão sobre os casos clínicos (Amatuzzi, Solymos, Ando, Bruscagin & Costabili, 1991). Penna, A. G. (1985). A questão é o que fazer diante desse vazio inconfortável e perturbador. Kierkegaard (1843/2008) apercebe-se em pleno vazio de vida, em parte oriundo da hipocrisia religiosa de sua comunidade, em parte resultante da formalidade racional rígida e artificial dos sistemas filosóficos, e em parte com a renúncia ao casamento para não se tornar um funcionário conjugal. Essas são utilizadas em larga escala nas mais diferentes disciplinas e áreas de especialização e produzem excelentes resultados quando combinadas com métodos quantitativos. No campo da psicoterapia, o autor relata como importante capítulo desse encontro o trabalho apresentado por Enzo Azzi (1921-1985), em 1954, sobre o tema da atitude filosófico-científica da pesquisa fenomenológica em psicopatologia. O primeiro defendia a necessidade da distinção entre conhecimento e crença (Tonner, 2009)2 Sócrates ideó un método inspirado en el oficio de su madre, al cual denominó Mayéutico. Jaspers, K. (2000). Sobre este aspecto, Penna (1985) explicita a distinção entre psicologia fenomenológica e psicologia existencial, embora encontre um denominador comum de abordagens humanista entre ambas. São exemplos, o empirismo radical de David Hume (1711-1776) e o idealismo de Immanuel Kant (1724-1804). A influência adleriana, mesmo que não mencionada, é cada vez mais forte nas psicoterapias existenciais. A. Tal evidência pode indicar tanto uma preocupação com o domínio do argumento, quanto o revigoramento de um passado epistemológico comum. Alvim, M. B., & Ribeiro, J. P. (2009). Para Penna existem duas correntes, a Psicologia Existencial e a Psicologia Fenomenológica. O objetivo foi articular os núcleos temáticos, formulados a partir de análise fenomenológica hermenêutica dos relatos, com as motivações subjacentes dos adolescentes. Os dois conceitos, identificados como novos recursos ao tratamento, procediam de tradições distintas, embora não tão distantes uma da outra: o problema da relação entre sofrimento e existência, e da relação entre psicoterapia e método. Kockelmans, J. J. Lições do mundo-da-vida: o último Husserl e a crítica ao objetivismo. A presente exposição contempla os seguintes aspectos associados ao conceito de clínica fenomenológica: (1) considerações sobre os diferentes significados do termo fenomenologia; (2) considerações históricas e metodológicas; (3) nascimento da clínica psicológica; (4) perspectiva fenomenológica na clínica psicológica; (5) características da clínica fenomenológico-existencial; (6) clínica fenomenológico-existencial no Brasil; (7) pensamento brasileiro sobre a clínica fenomenológico-existencial; (8) temas fenomenológicos em Psicologia: Teoria e Pesquisa; (9) clínica fenomenológica: as evidências; e (10) considerações finais. Evanston: Northwestern University. Colorado Springs: University of the Rockies Press. Siempre que se quiera lograr un objetivo, o llegar a una meta, es necesario cierto procedimiento especial que llamamos método. Em J. J. Kockelmans (Ed. São Paulo: Thomson Learning. Uma experiência participativa do terapeuta no campo de relações do paciente. Amatuzzi, M. M. (1991). O trabalho foi baseado em entrevistas individuais com adolescentes privados de liberdade. O fenômeno é o fato em movimento, é a passagem de um fato a outro, é o fato que se transforma em instante a instante. The return of the relative: Hamilton, Bergson, Merleau-Ponty and French Phenomenology. Kockelmans, J. J. História do existencialismo (M. L. Loureiro, Trad.). (2004). 295-327). Frecuentemente, el análisis del tema es entendido como una aplicación poco confusa y demasiado mecánica de algún método de cálculo de frecuencias o codificación de términos seleccionados en transcripciones o textos, o algún otro desglose del contenido del material de . Certamente, o exemplo pioneiro de fenomenologia clínica é o livro Psicopatologia Geral (1913/2000), de autoria de Karl Jaspers (1883-1969), no qual o autor descreve os fenômenos psíquicos anormais no modo como se apresentam à experiência consciente. As implicações possíveis dessas doutrinas são os solipsismos, para os quais existem apenas o eu e suas sensações, sendo os outros entes meras impressões sem existência própria. Com efeito, a história do pensamento filosófico debate-se, desde os seus primórdios, com dois pólos opostos: (1) a proposição objetiva de um sistema metafísico a partir das ideias de homem (alma), de mundo e de Deus; e (2) a busca de uma compreensão para o homem, para o mundo e para Deus que viesse da interioridade, do sentimento, da experiência vivida, da subjetividade. Psicologia fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São ambos processos fincados na experiência do mundo. O espectro teórico da psicologia em meados do século XX foi caracterizado por três forças dominantes: a psicanálise, o behaviorismo e o humanismo. Estudos de Psicologia, 2, 109-134. Valle, R. S., & Halling, S. (1989). Tal fato impressiona, pois, nas últimas décadas do século XX, as pesquisas qualitativas e fenomenológicas se consolidaram no cenário científico. Tavares, J. P., & Andrade, C. C. (2009). Do mesmo modo, Müller-Granzotto e Müller-Granzotto (2007) propõem uma leitura fenomenológica da clínica gestáltica, traçando paralelos entre o emprego da noção de intencionalidade e o emprego gestáltico da noção de awareness. Boss, M. (1958). Se, para Husserl (1901/2007), a experiência com a sua mundaneidade constitui a consciência, pois a consciência é sempre consciência de algo, para Heidegger (1927/1989) essa experiência aparecerá engrandecida como a existência que se coloca ao Ser-aí. S., & Nill, J. D. (1995). Binswanger justificou a menção ao método por entender que desde Freud e Carl Jung (1875-1961), a psicoterapia era um projeto de pesquisa em andamento, com poucos avanços. Explica el método de la filosofía. Segundo Schneider, o principal objetivo do processo terapêutico sartreano é possibilitar que o paciente assuma a responsabilidade de seu ser e se torne sujeito de sua história. Campos, N. (1930). São Paulo: Martins Fontes. Entre os anos de 1992 e o início de 2002 não foi encontrada publicação na revista associando psicologia à fenomenologia. Journal of Humanistic Psychology, 49, 85-99. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. (2004). Müller-Granzotto, M. J., & Müller-Granzotto, R. L. (2007). Este enfoque asume el análisis de los aspectos más complejos de la vida Em R. May, E. Angel, & H. F. Ellenberg (Orgs.). Spinelli, E. (2007). A posição da análise existencial em relação aos sonhos não é explicativa. ), Current psychotherapies (pp. Con base en criterios racionales, dichas respuestas son posibles gracias a la implantación de las disciplinas filosóficas. Em J. Strackey (Org.). De acordo com Silva Neto (2004), a fenomenologia chega ao Brasil nos anos da década de 1930. O lugar da experimentação no trabalho clínico em Gestalt-terapia. Destaque-se a revista britânica Existential Analysis – Society for Existential Analysis,, em circulação desde 1990. El objetivo es que por medio del diálogo la persona encuentre las verdades por sí . Nesse sentido, o termo abrange várias modalidades de diagnóstico e descrições concernentes à severidade dos sintomas, aos impedimentos funcionais, à qualidade de vida, ao decurso da doença, às respostas diferenciais ao tratamento, e aos concomitantes genéticos. A redução fenomenológica entendida nos termos da fenomenologia reflexiva de Husserl propõe a lógica da exclusão de interferências para o acesso da evidência pela consciência. Na verdade, a fenomenologia se refere à subjetividade, que é o sujeito cognoscente, com o objetivo de saber como o sujeito exerce a capacitação para o conhecimento. No segundo momento da terapia, realiza-se a investigação das variáveis fundamentais na constituição dos impasses psicológicos do paciente. El método filosófico en diferencia con la mayeútica, la dialéctica y la lógica, es más un proceso más observable, analítico y reflexivo. Moreira, V. (1987). O uso do termo fenomenologia requer alguns cuidados. A consciência é definida como uma estrutura apta para tomar conhecimento do que se apresenta na experiência. Spinelli (2007), por exemplo, critica reconhecidos representantes da análise existencial, por atuarem muito próximos do enquadre psicanalítico. Especialmente, a teoria da autoeficácia, do psicólogo Albert Bandura, aproximou interesses cognitivos, como a antecipação da atribuição de nomes e aprendizagem, com a relevância fenomenológica de significação e atribuição de sentido. Amatuzzi, M. M., Solymos, G. M. B., Ando, C., Bruscagin, C. B. S., & Costabili, C. (1991). Em 1989, a revista publicou um estudo sobre o conceito de resistência na psicoterapia grupo-analítica do psicanalista Siegmund Foulkes (Ribeiro, 1989). The analysis of dreams (A. J. Pomerans, Trad.). BIBLIOGRAFIA . Essa modalidade de terapia não mostra apenas onde, quando e até que ponto o paciente falhou em realizar a totalidade de sua humanidade, mas tenta fazê-lo experienciar isso o mais radicalmente possível. Research and evaluation issues in existential psychotherapy. c) San Agustín: servir a dios y a la sociedad. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ), 8, 224-237. Existential-integrative psychotherapy: Guideposts to the core of practice. Luborsky, E. B., O'Reilly-Landry, M., & Arlow, J. ), History of psychology: A source book in systematic psychology (pp. Belmont: Thomson. (Trabalho original publicado em 1946), Freud, S. (1998). Contextos de abstinência e de recaída na recuperação da dependência química. autorizam a pensar um enfoque teórico dessa natureza pouco pode alcançar de proveitoso quando se está visando os graves problemas de sobrevivência dos habitantes dos países de Terceiro Mundo. No entanto, recebendo ou não nossa atenção, os temas existenciais estarão sempre presentes em nossas vidas e no mundo que nos cerca. Mesmo receptivos às pesquisas qualitativas fenomenológicas, o número de estudos empíricos é limitado. Esse modelo relacional será de suma importância para o movimento psicoterapêutico e, particularmente, para a clínica fenomenológica. Forghieri, Y.C. A análise existencial não pode dispensar os métodos tradicionais terapêuticos, mas deve usá-los apenas com o pro-pósito de favorecer a abertura ao homem para a compreensão da estrutura existencial humana. Em contraste, autores brasileiros como Forghieri (2007) e Amatuzzi (1991) mantiveram-se consistentes com a filosofia e o método fenomenológico, com uma proposição teórica processual esclarecida e elegante. O impasse está ou no silêncio de Deus ou na efemeridade dos valores. (1955). Além disso, eles falam de uma interpretação fenomenológica das dinâmicas do self, onde self é entendido como processo temporal de contatos no presente transiente de um indivíduo. Recentemente, destacou-se a importância da cautela dos terapeutas existenciais quanto à corrida por evidências como apoio à psicoterapia (Schneider & Krug, 2010). Conforme a literatura apresentada, os tratamentos psicológicos com base fenomenológico-existential estão presentes nos vários continentes, organizados em sociedades, publicação de livros e periódicos e clínicas de formação. Reflexões sobre a afinidade de Jung com a fenomenologia. (1967). Existential-phenomenological perspectives in psychology. Amatuzzi, M. M. (1991). Husserl como uno de los mayores exponente del método fenomenológico, se preocupó mucho por el proceso de hacer ciencia y por ello trato de crear este método cuyo fin básico era ser más riguroso y crítico en la metodología científica donde se centraba en la descripción y análisis de los contenidos de la conciencia, dándole, así a este proceso el carácter de una ciencia estricta. Barros, F., & Holanda, A. Radecki, W. (1933). 2 O psicólogo afirma que a decisão pela mudança precede o conhecimento, o que implica afirmar que conhecer-se e aumentar o numero de insights sobre si não possui valor sem que se tome uma orientação prévia decisiva para a vida. Esboços de psicanálise (J. Salomão, Trad.). Nessa história, o método fenomenológico vem perdendo foco e a análise existencial movendo-se para uma abordagem psicoterapêutica mais integrada. New York: Simon & Schuster. Nilton Campos (1889-1963), membro do mesmo laboratório de psicopatologia de Radecki, no Rio de Janeiro, foi também influenciado pela fenomenologia. O método fenomenológico apresenta-se como importante não só para a psicologia, mas para todas as ciências. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial (A. M. de Castro, Trad.). El método hermenéutico dialéctico se basa en la relación dialéctica entre la comprensión, la explicación y la interpretación, si bien ellas se dan en unidad dialéctica donde la interpretación es la síntesis entre la comprensión y la explicación; en el proceso de investigación científica, se produce un . (2010). Por outro lado, a posição de uma redução por inclusão da pessoalidade do terapeuta parece mais compatível com a perspectiva fenomenológica da terapia contemporânea, tendo sido inaugurada na virada hermenêutica de Heidegger e seus seguidores. May, R., Angel, E., & Ellenberg H. F. (Orgs), (1958). Revista da Abordagem Gestáltica, 15, 21-29. (Trabalho original publicado em 1927). Ele observou que a evocação de cenas patogênicas da infância estava relacionada à remissão dos sintomas. Foram eles, Daniela Schneider, da Universidade Federal de Santa Catarina, Yolanda Forghieri, da Universidade de São Paulo, e Mauro Amatuzzi, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em sua breve e esclarecedora história do existencialismo, Huisman (1997/2001) define existência como uma crise não resolvida e aparentemente sem solução entre a apreensão dos propósitos e dos questionamentos que se assume diante da vida. O sentido-que-faz-sentido: uma pesquisa fenomenológica no processo terapêutico. Email: Dutra, E. (2004). Mendelowitz e Schneider (2008) reconheceram a dificuldade da psicoterapia existencial com a pesquisa, mesmo lembrando que a abordagem nasceu com os estudos de casos. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Dez anos depois, ele volta ao tema em colaboração com o então jovem médico Sigmund Freud (1856-1939) e juntos publicam os estudos sobre a histeria (Breuer & Freud, 1895/1987). Las dos últimas clasificaciones se derivan de las universidades inglesas donde este método filosófico ha sido influyente de una forma especial. Research and evaluation issues in existential psychotherapy. 381-511).Rio de Janeiro: Imago. Com efeito, a palavra eficiência não parece ser bem recebida na tradição existencial, certamente por suas restrições às tecnicalidades e às competições inoportunas que afastam o humano da sua condição reflexiva mais profunda. Hoffman, L., Yang, M., Kaklauskas, F. J., & Chan, A. Halling. Aproximadamente 100 grupos de tratamento foram analisados, incorporando pesquisas com uma ampla variedade de delineamentos metodológicos. Esses dois filósofos ou contrafilósofos delinearam com força e dramaticidade o tema da existência, que haveria de retornar com todo o ímpeto entre as duas grandes guerras mundiais do século XX. Husserl (1929/1968) definiu a fenomenologia como um método filosófico descritivo: (1) capaz de circunscrever uma psicologia a priori que fundamentaria a psicologia empírica; e (2) capaz de, como filosofia universal, proceder à revisão metodológica de todas as ciências. Durante as primeiras décadas do século XX, as ideias de Adler competiam em igualdade com as de Freud. Ainda de acordo com Silva Neto (2004), o desenvolvimento mais expressivo e intenso das vertentes de psicopatologia e psicoterapia associadas à fenomenologia no Brasil ocorreu nas décadas de 1960 e 1970. Pensamento Brasileiro sobre a Clínica Fenomenológico-Existencial. Rio de Janeiro: Ediouro. Endereço para correspondência: Instituto de Psicologia, UFRGS. London: Notre Dame. Em 1991, mais uma pesquisa sobre o processo terapêutico é publicada no periódico da UnB. Este es uno de los métodos filosóficos más famosos porque fue el método instituido por Sócrates, uno de los filósofos más importantes de todos los tiempos. Em R. Corsini & D. Wedding (Eds. Nota histórica: Hamilton defende sua posição em seu tratado Aporta claridad y orden, pero se muestra insuficiente, sobre todo cuando se queda estancado en análisis de expresiones carentes de sentido o vacías de experiencia. . Na fase de abertura, o terapeuta tem o desafio de sintonizar, de se unir e de acompanhar o fluxo de experiência do paciente. A brief history of existentialphenomenological psychiatry and psychotherapy. O mundo se refere à consciência e a consciência só vem a se conhecer se conseguir desvendar a sua estrutura transcendental que é o arcabouço da subjetividade, o puro Ego. The hermeneutics-dialectical method has guided several studies on research objects/phenomena including transformative thinking, harm reduction strategies, workers' mental health, and male health. Frankl, V. E. (1973). Tavares, J. P., & Andrade, C. C. (2009). O caminho escolhido por Nietzsche (1881/2004) será outro. ), Existential-phenomenological perspectives in psychology: Exploring the breadth of human experience (pp. May (1958) destaca que presença não deve ser confundida com uma atitude sentimental, pois indica o sentido compreensivo da atitude fenomenológica na relação, substituindo a posição de análise por explicação. Gomes, W. (1990). Em J. Strackey (Org. Cooper, M. (2009). Assim, o presente trabalho focalizará o argumento fenomenológico na prática clínica, considerando que dados biográficos são hoje de fácil acesso (consultar sistemas de buscas na web) e que os conceitos básicos já foram por demais definidos nas obras mencionadas. Descomponemos una teoría según las leyes que la integran; una ley o hipótesis, según las variables o fenómenos que vinculan y el tipo de relaciones que establecen, por lo tanto, puede hablarse de. Os dois também concordam com a necessidade de se redefinir o conceito de mundo natural. Endereço para correspondência: Instituto de Psicologia, UFRGS. Rodrigues, A. C. T. (2005). O autor destaca três dimensões presentes na fala: o significado, o sentido e o sinal. Em R. May, E. Angel, & H. F. Ellenberg (Orgs. Existential psychotherapy. (Reimpresso em Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 23, 113-142, 1971), Löwy, M., & Sayre, R. (1995). Ribeiro, J. P. (1989). Karl Jaspers e a abordagem fenomenológica em psicopatologia. A quinta implicação remete-se ao objetivo do processo terapêutico. Esses dois momentos básicos são designados como envolvimento existencial e distanciamento reflexivo, e são interpretados pela autora como uma perspectiva psicológico-terapêutica da redução fenomenológica. Psychotherapy and human experience. Schneider (2006) realizou uma análise pertinente da direção do pensamento sartreano em direção à clínica psicológica. Espinha, T. G., & Amatuzzi, M. M. (2008). As vivências procedem de um olhar interno que não colocam em dúvida a concretude da externalidade. 492-494). Husserl's phenomenology philosophical in the light of contemporary criticism. 2 Em R. J. Corsini & D. Wedding (Eds. Uma característica desses trabalhos é a combinação de dados biográficos dos psicoterapeutas com a definição dos conceitos básicos. O método fenomenológico (Husserl, 1901/2007) aplica-se à relação entre consciência e experiência. Para os autores, terapeutas existenciais são intelectuais, artistas, poetas, ou filósofos sem maiores vocações para o levantamento empírico, mas que aprendem muito com a arte, com a filosofia e com os pacientes. Ou seja, não é a compreensão que se orienta pela técnica, mas a técnica que acompanha a compreensão existencial do terapeuta. Com efeito, a orientação desse grande e diversificado segmento teórico da psicologia e da psiquiatria tem sido marcada por fidelidade a um passado que exerceu profunda influência no pensamento do século XX, mesmo considerando as suas mais diversas procedências. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 8, 754-768. Seu pensamento reflete o estado de desenvolvimento da filosofia e da ciência em seu tempo, quando o homem não era mais entendido como uma criatura de Deus e assim lançado ao mundo e à sua própria sorte. Campos, P. (2007). Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 99-108. Nesse panorama, as psicoterapias de base existencial e humanista passaram a ganhar respeito, especialmente pelo acúmulo recente considerável de suporte empírico em suas práticas. Regla de la evidencia, no se admite nada como verdadero a menos que sea evidente. O primeiro registro da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa a abordar o tema da fenomenologia é um estudo de caso sobre esquizofrenia (Moreira, 1987). Na ausência de Deus, os valores morais perdem sentido, cabendo à inteligência substituir os valores pela responsabilidade das próprias escolhas. London: Sage. represent. Por exemplo, o estudo da própria doença, sua manifestação, história e contexto. Un fail est en quelque sorte un phénomène arrêté, précis, déterminé, ayant des contours que l'on peut saisir et dessiner: il implique une sorte de fixité et de stabilities relatives. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ), 9, 37-58. Jost, M. C. (2010). A facticidade é existência na imersão involuntária no mundo, desde que as pessoas chegam ao mundo independente de escolha. As posições da literatura sobre a pesquisa empírica nos pareceram controversas, senão ambivalentes. Elliott, R. (2002). Para Moss (1989), o processo temporal terapêutico, orientado por princípios fenomenológicos e experienciais, caracteriza-se por três fases. Existence: A new dimension in psychiatry and psychology. Sartre, J-P. (2005). Elliott (2002) conduziu uma meta-análise com estudos sobre os resultados de terapias humanistas e experienciais. Nietzsche, F. (2004). Por isso, o método fenomenológico é a arte sistemática da reflexão. Los Angeles: Sage. Lima, A. A resistência olha a resistência. O silêncio é aqui considerado também como uma forma de vocalização, desde que o vazio é palco do fluxo da interlocução. A clínica psicológica é historicamente associada à psicoterapia. A autora apontou traços comuns em torno da fenomenologia, mas também aspectos recolhidos de outras tradições, como foi o caso do funcionalismo para a Abordagem Centrada na Pessoa. Lalande, A. The existential analysis school of thought. ,  Rio Grande do Sul,  Moreira, V. (2009). Na década seguinte, Medard Boss (1903-1990) escreve o seu primeiro livro sobre sonhos (1953/1958), e May, Angel e Ellenberg (1958) organizam Existence: A New Dimension in Psychiatry and Psychopatology, a obra que irá levar essas ideias e propostas para a América do Norte. Nossa próxima tarefa é recuperar informações básicas do método fenomenológico para, então, tomar uma posição nessa polêmica entre fenomenologia e existencialismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24, 507-514. Na transição da primeira para a segunda dimensão, o significado se amplia para o sentido ao se considerar o fluxo de uma interlocução. Entre as obras associadas com a análise existencial, a de Binswanger, The Existencial Analysis School of Thought (1958), tem sido a principal referência quanto às orientações gerais que caracterizam a prática da psicoterapia analítico-existencial, conforme apresentadas a seguir. No entanto, a proximidade entre fenomenologia e existencialismo, e o distanciamento entre Husserl e Heidegger parece ter ocorrido em torno das reduções e das suspensões. De modo semelhante a Binswanger, o psicólogo norte-americano Rollo May descreveu seis implicações terapêuticas consequentes de uma visão existencial na prática clínica (May, 1958). Na naturalidade das relações, o Ego se percebe no mundo estando acima e contra outros egos, na posição privilegiada de centro intencional, absoluto no seu poder ou perdido nas suas fraquezas. Para Nietzsche, o dilema humano estaria situado no embate entre a inteligência e a ação. As revisões continuam, como ilustram os trabalhos recentes de Cooper (2009), que retorna aos fundamentos da psicoterapia existencial para focalizar os desenvolvimentos do existencialismo radical no Reino Unido, sob a influência da antipsiquiatria de R. D. Laing (1927-1989) e do handbook de Hoffman, Yang, Kaklauskas e Chan (2009), com a defesa da relevância da psicologia existencial para o mundo contemporâneo. Entre 1880-82, o médico austríaco Josef Breuer (1842-1925) descobre que instabilidades emocionais, acompanhadas de impedimentos físicos, poderiam ser tratadas por indução hipnótica. Sócrates es el creador de este método, el cual es heredado y potenciado por su discípulo Platón. Para uma revisão histórica e conceitual, consulte-se o artigo A Brief History of Existential-Phenomenological Psychiatry and Psychotherapy, de Halling e Nill (1995). Métodos Filosófico, image , image , image , image , image , image ,…: Métodos Filosófico, image . Ao excluir, pelas suspensões, a mundanidade da experiência, espera-se encontrar a subjetividade com as suas excentricidades que determinam as escolhas. Contudo, a redução transcendental não é um movimento de si para si, mas uma depuração de si para o retorno à experiência. Interação em Psicologia, 10, 101-112. Gomes, W. B. Com a intuição, buscava-se compreender a irracionalidade humana, presenciada em conflitos, guerras, confrontos e mesmo nas leis; ou usufruída na estética das artes, da literatura e das narrativas históricas. (2009). 2019 junio 2021 caracteristicas y participantes Caracteristicas y Participantes Este artículo presenta nociones fundamentales de uno de los métodos de investigación Here's a (PT), Psic. O tratamento tem em vista: (1) trazer conflitos e impulsos inconscientes para a consciência; (2) transformar sentimentos aparentemente desconexos ou estranhamente desejosos e reconhecidos com constrangimento, em atitudes e ações desejadas e assumidas; (3) identificar, durante o processo analítico, experiências traumáticas vividas nos primeiros anos de vida que possam contribuir para o esclarecimento das condições atuais de vida. Dutra, E. (1997). As publicações nacionais que abordam a intersecção entre fenomenologia e clínica seguem a tendência internacional de se ocuparem primordialmente dos fundamentos da filosofia fenomenológica e existencial. Nessa mesma época, um expressivo número de psiquiatras começava a preocupar-se com outra conjuntura germinadoura da doença mental que não as apontadas pela teoria freudiana. Husserl's phenomenology philosophical in the light of contemporary criticism. (Janet, 1865, p. 56, tradução livre) (Trabalho original publicado em 1943). Em princípio, a epoché pode ser considerada estranha, irreal e até impossível de se realizar, mas é um recurso poderoso para a condução do pensamento sistêmico e sistemático (Gomes, 2007). Adianta-se que se a fenomenologia serviu de inspiração para os psicoterapeutas fundadores, hoje se apresenta distanciada ou apenas implícita na prática clínica. O movimento humanista existencial experimentou seu apogeu nos meados do século XX, alcançou grande visibilidade na década de 1950, recuou um pouco e retornou em grande estilo no célebre 1968 francês. A. Resultados: La fenomenología es un referencial filosófico para abordar fenómenos vividos; Heidegger enfatiza la esencia del O enfrentamento da paciente ao terapeuta serviu para colocar a relação em foco e, efetivamente, dar início de fato ao tratamento. The effectiveness of humanistic therapies: A meta-analysis. (2002). As manifestações expressivas, em geral, são posteriormente encaminhadas para apreciação verbal avaliativa no sentido vivencial, cognitivo e comportamental. (2007). O enfoque centrado na pessoa no tratamento de um caso de esquizofrenia. Dicionário técnico e crítico da filosofia. CEP 90035-003. Journal of Contemporary Psychotherapy, 34, 331-340. A autora, que é diretora da Bristish School of Existential Analysis and Psychotherapy, mencionou um conjunto de iniciativas para formação de terapeutas existenciais junto a universidades e também para a condução de projetos de pesquisa sobre a efetividade da terapia. Waclav Radecki (18871953) já mencionava Husserl no seu Tratado de Psicología. Ferraz, M. S. A. Rodrigues, A. C. T. (2005). (2007). Para llevar a cabo la reflexión fenomenológica, es importante poseer claridad que la investigación en ciencias humanas es el tema; cuyo concepto se comprende analizando su carácter metodológico y filosófico. 1 Não bastasse isso, a grande influência que exerceram nas várias psicoterapias é pouco reconhecida. Schneider, K. J. Se queda en uso muy limitado del lenguaje. Essa breve referência aponta de imediato para as conexões entre análise existencial e método fenomenológico. Para Kockelmans (1967), Heidegger parte de uma posição comum a Husserl, de que cada tipo de Ser se dá e se manifesta ao seu próprio modo. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade (G. J. F. Teixeira, Trad.). Tem-se, então, o modelo metodológico empírico clássico, no qual, um caso (e.g., Anna O) é associado a um resultado (remissão dos sintomas), por resposta a uma provável regra (indução hipnótica e conversação). Buenos Aires: Casa Editora Jacobo Peuser. Alguns apontamentos sobre a origem das psicoterapias fenomenológico-existenciais. Por clínica fenomenológica define-se a influência do método de Husserl nos tratamentos psicológicos. Por outro lado, a modalidade de tratamento (e.g., casal, terapia de grupo), a fidelidade teórica da pesquisa clínica e o tipo de terapia humanístico-experiencial (modalidades diretivas apresentam efeitos mais longos) interferem no resultado do processo. Na fase intermediária, terapeuta e paciente seguem unidos para um desafio duplo, qual seja aceitar a vida e o mundo de cada um enquanto se apresentam e se aprofundam na relação. Em R. Corsini & D. Wedding (Eds. Gomes, W., Holanda, A., & Gauer, G. (2004). Email: Nesse sentido, e representando uma perspectiva humanístico-existencial, Schneider (2007) incentiva o debate sobre integração com psicoterapias cognitivas de curta duração, com tratamentos para dependentes químicos, e com atendimentos às diversidades diagnósticas e multiculturais.
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